
Uma dieta saudável e equilibrada é um passo importante para cuidar de si, lidar com a Leucemia Linfocítica Crónica (LLC) e qualquer tratamento. Alimente-se e nutra-se bem – se não consegue fazer grandes refeições, tente comer pequenas refeições com maior frequência ou ingira bebidas nutritivas que aumentem a sua ingestão de energia e complementem as refeições quando a alimentação se torna difícil ou está com pouco apetite. Se está preocupado com o seu peso, o seu médico pode aconselhá-lo e apoiá-lo. As orientações para uma alimentação saudável são as mesmas na Leucemia Linfocítica Crónica e para todos:

Fale com o seu Profissional de Saúde sobre o seu caso específico.
É importante beber líquidos suficientes – pelo menos 1 litro por dia, que corresponde a 6 a 8 copos grandes ou canecas. Não tem de ser só água – qualquer líquido sem açúcar serve, incluindo chá, café ou leite.
Evitar álcool ou ingerir o mínimo possível pode ajudá-lo a controlar a fadiga. A Organização Mundial de Saúde identifica a redução do consumo de álcool como uma prioridade de saúde pública face ao impacto na saúde. 2
Problemas no fígado, hipertensão, risco aumentado para vários tipos de cancro ou ataque cardíaco são alguns dos efeitos prejudiciais de beber regularmente álcool acima do nível recomendado. 3
O álcool também é rico em calorias e pode contribuir para o aumento de peso.
Embora o sal e o açúcar possam tornar os alimentos saborosos, consumir muita quantidade de ambos pode ser mau para a saúde. O excesso de sal pode levar à hipertensão, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas e de ter um AVC. O nível recomendado de sal para um adulto é não exceder os 6 gramas por dia. A maioria do sal que comemos está “escondido” em alimentos processados como batatas-fritas, cereais, pão, hambúrgueres e refeições prontas, incluindo molhos e temperos. 4
Comer muitos produtos que contêm açúcar refinado, que normalmente são ricos em calorias e pobres noutros nutrientes, pode contribuir para um aumento de peso e problemas dentários. 1 As dietas ricas em açúcar também aumentam o risco de diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Deve tentar evitar alimentos ou bebidas com açúcar refinado como doces, bolos, biscoitos e refrigerantes. Pode também optar por uma variedade de compotas, molhos e temperos com baixo teor de açúcar.
Por vezes, as pessoas com Leucemia Linfocítica Crónica (LLC) têm alguma dificuldade em manter o seu peso estável. Se está a perder muito peso pode ser necessário aumentar a ingestão de calorias. Isso nem sempre é fácil se não tiver muito apetite. Converse com o seu médico ou enfermeiro e, se possível, com um nutricionista para obter conselhos adaptados à sua realidade.
Sentir-se sobrecarregado é uma resposta comum ao diagnóstico de cancro e pode levar a sentimentos de ansiedade e depressão. É importante lembrar-se que não está sozinho. 5
Alguns tratamentos podem exacerbar esses sentimentos, assim como a necessidade de fazer escolhas de tratamento, ter tempo e dinheiro para as necesssidades diárias, e/ou comunicar com a família e amigos próximos sobre o seu diagnóstico.
Manter uma rede de suporte forte – conversar com os seus amigos e familiares sobre a Leucemia Linfocítica Crónica (LLC), o seu tratamento e como é que eles podem apoiá-lo – vai ajudá-lo a desenvolver uma rede de apoio. Também pode entrar em contato com associações de doentes e grupos de apoio.
Falar com familiares e amigos sobre como se está a sentir pode ajudá-lo a reduzir sentimentos de stress e ansiedade, pois permitirá que eles entendam melhor o que está a passar e o apoiem da melhor forma possível.
No entanto, pode achar difícil falar com quem lhe é mais próximo sobre o que se está a passar. Se for o caso, recorra às associações de doentes e grupos de apoio, e procure conectar-se com pessoas que estão a passar por experiências semelhantes à sua.
Conversando com um terapeuta também poderá expor as suas preocupações e sentimentos sem medo de ser julgado.
Embora nem todos os doentes necessitem de tratamento desde o início, as suas dúvidas e preocupações sobre o tratamento podem existir e são igualmente válidas. Conversar com a equipa multidisciplinar que o segue pode ajudá-lo a aliviar quaiquer preocupações e a receber orientações sobre recursos que o podem ajudar.
Além de garantir uma boa alimentação e tempo para discutir os seus sentimentos sobre o diagnóstico e tratamentos, se puder, é importante que permaneça ativo regularmente e que reserve tempo para relaxar e descansar o suficiente, pois isso vai beneficiar o seu bem-estar físico e mental.
A Leucemia Linfocítica Crónica (LLC) pode aumentar a probabilidade desenvolver infeções, por isso, para ajudar o sistema imunológico, tenha uma dieta saudável e equilibrada e tente evitar participar de atividades com grandes grupos de pessoas. Encontra abaixo algumas sugestões:
Mantenha-se ativo e estabeleça metas razoáveis – estabelecer metas realistas para si vai ajudá-lo a manter uma sensação de realização e propósito.
Encontre atividades que goste, por exemplo, exercícios leves podem ajudar a reduzir os sintomas de fadiga.
Lembre-se de conversar com a sua equipa multidisciplinar antes de iniciar uma nova rotina de atividade física – manter-se ativo regularmente pode ajudá-o a gerir o stress e melhorar o seu humor. Também pode: 6
